A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou do lançamento da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, inaugurado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), com o objetivo de determinar um comprometimento excepcional com a assistência materna neonatal, viabilizando um combate à taxa de mortalidade materna decorrente de partos.

De acordo com o presidente da Sociedade, Victor Grabois, “Temos vários números, que a própria OMS relata, de 830 mulheres que morrem por dia de causas evitáveis, relacionadas à gravidez e ao parto, milhões de bebês morrem todos os anos logo após nascerem. Estamos frente a um problema de saúde pública gigante. E isso é tão mais difícil, porque nós sabemos que boa parte dessas mortes tem um sentido de evitabilidade. E é por isso que nós nos juntamos nesse movimento”.

Assim, a campanha a fim de tornar os partos mais seguros e com um atendimento de qualidade viável às mulheres que estão prestes a darem à luz contribui para ampliar as ações afirmativas e positivas da Agência para a busca da qualidade na prestação dos serviços.

No mesmo sentido, a Agência, inclusive, que busca sempre pela qualidade, adotou em 2015 o desenvolvimento do movimento Parto Adequado, responsável por estimular a boa prática durante a experiência do parto.

Destaca-se que o Brasil está avançando em relação ao melhor tratamento dado às gestantes, visto que em outrora os índices e dados relacionados à mortalidade materna cresciam de forma exponencial. Atualmente, há um desafio em fazer a devida adequação para a aplicação correta do procedimento adequado, o que está sendo alcançado.

Por fim, o movimento ativo fará uma entrega de cartas, com as medidas de redução da mortalidade materna e neonatal, aos líderes dos poderes Executivos e Legislativos em todos os entes federativos, além de proporcionar, às operadoras de planos de saúde, informações necessárias para aumentar a qualidade da mulher durante o período de gestação e de parto.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?