Na manhã de ontem, 06 de julho de 2017, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada por sua advogada, Patrícia Vieira Brasileiro, participou da 4ª Reunião da Câmara Técnica de Compartilhamento de Riscos, realizada pela Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras (DIOPE), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de representantes de todas as Diretorias da ANS, representantes de operadoras de planos de saúde, entidades representativas do setor e profissionais da saúde suplementar.

Nesta reunião a Associação Nacional das Resseguradoras (ANRE) realizou a apresentação dos desdobramentos da participação das resseguradoras no compartilhamento de riscos, destacando principalmente os benefícios econômicos, sociais e científicos ocasionados ao setor. No mais, a ANRE ressaltou que, conforme parecer final da SUSEP, a contratação de resseguro somente pode ser realizada por seguradoras especializadas em saúde.

O Gerente de Habilitação, Atuária e Estudos de Mercado, Washington Alves, deu continuidade à reunião apresentando as recentes contribuições recebidas pelo Comitê, bem como ressaltando que não é intenção da ANS regular um ente não regulado, mas sim avaliar o efeito da atuação destes entes no setor de saúde suplementar.

Posteriormente, Washington pontuou quais são as principais questões para discussão neste Comitê:

  • Operações em preço pré x pós estabelecido entre Operadoras;
  • Diferenças entre a forma de contratação x definição de evento indenizável;
  • Registro contábil dos valores reembolsados pela “Operadora B”;
  • Provisões técnicas, ativos garantidores e margem de solvência exigida.

Para visualizar o material completo referente a este Comitê, basta acessar o link abaixo:

http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/camaras-e-grupos-tecnicos/camara-tecnica-de-compartilhamento-de-riscos

Vale ressaltar que os assuntos tratados nesta reunião não guardam relação direta com as atividades desenvolvidas pelas Administradoras de Benefícios, posto que estas não possuem rede de prestação de assistência médica/hospitalar e, portanto, não compartilham risco assistencial com operadoras.

Entretanto, a ANAB, como entidade representativa, continuará acompanhando todas as deliberações referentes ao mercado de saúde suplementar para manter suas associadas sempre informadas.

©2020 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?