Em 01/12/2016, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada pela sua assessora, a advogada Fernanda O. Occhiuzzo, participou do Seminário de Regulação da Estrutura dos Produtos na Saúde Suplementar, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de Operadoras de Planos de Saúde, Entidades representativas do setor, prestadores de serviços de assistência à saúde e profissionais da saúde suplementar.

A abertura do evento foi realizada por Karla Coelho, Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO/ANS), que ressaltou a importância do Seminário e que seu objetivo é o debate de alguns temas sensíveis na DIPRO, como rede assistencial, pacto intergerencial e portabilidade, bem como dar o pontapé inicial para as discussões que serão realizadas em 2017 no Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde.

Na parte da manhã, ocorreu a 1ª Mesa Redonda sobre os “Desafios Contemporâneos da Rede Assistencial na Saúde Suplementar”, com palestras de Felipe Umeda Valle (Gerente na DIPRO) e Lígia Bahia (Professora da UFRJ), seguido de debate com os palestrantes, os debatedores João Mattos (Especialista em Regulação na DIPRO), Manoel Cardoso (Sul América), Raquel Lisboa (Gerente Geral na DIPRO) e o moderador João Luís Barroca (Assessor Especial da DIPRO).

Além disso, a ANS lançou a “Cartilha sobre Garantia de Atendimento pelos Planos de Saúde”, disponível no site da ANS, com informações objetivas e transparentes para os consumidores sobre os planos de saúde, tipos de atendimento, coberturas, rede credenciada, etc.

Já na parte da tarde, houve a 2ª Mesa Redonda sobre “Pacto Intergerencial e os Desafios para o futuro”, com palestras de José Antônio Lumertz (Professor da UFMG) e Jorge João Sobrinho (Mercer Brasil). Após, aconteceu debate com os palestrantes, os debatedores Daniele Rodrigues (Gerente na DIPRO), Andrea Cardoso (IBA), Fernando (Prevent Senior) e Andreia (Real Grandeza) e a moderadora Carla Soares (Diretora Adjunta da DIPRO).

Por fim, a 3ª Mesa Redonda tratou sobre “Portabilidade como Mecanismo de Concorrência do Setor”, com os debatedores João Mattos (Especialista em Regulação na DIPRO), César Serra (Diretor-Adjunto da DIOPE), Ricardo Castro (CADE), José Eduardo (Amil), Rodrigo Aguiar (Diretor-Adjunto da DIFIS) e Fabrícia Goltara (Gerente na DIPRO) e o moderador Rafael Vinhas (Gerente Geral na DIPRO).

Embora as Administradoras de Benefícios não possuam rede credenciada, aANAB continuará acompanhando os trabalhos da DIPRO, para que suas associadas possam estar sempre bem informadas, até mesmo sobre possíveis impactos nos reajustes dos planos de saúde.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais