A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o painel dinâmico com dados sobre reajustes aplicados aos contratos coletivos de assistência médica empresariais e por adesão. Assim, há uma possibilidade do usuário e cidadão analisar todo o Painel de Reajustes de Dados para identificar as novas informações inseridas no sistema.

As consultas disponíveis no sistema da ANS podem ser feitas de forma individualizada ou agrupada por parte das operadoras de planos de saúde, sendo possível selecionar um filtro específico para que o resultado da consulta se aproxime ao máximo da busca esperada.

Os dados disponibilizados são referentes ao período de janeiro de 2016 a maio de 2021, com informações sobre os reajustes aos contratos coletivos em vigor no mercado que apresentam formação de preço preestabelecido.

A Distribuição de Beneficiários por Percentual de Reajuste mostra as informações relacionadas aos reajustes aplicados aos contratos coletivos em 2020, de acordo com os dados disponíveis:

  • 2,14% dos beneficiários tiveram reajustes negativos até -15%
  • 12,98% tiveram reajustes entre zero e 1%
  • 48,39% tiveram reajustes a partir de 1% até menos de 10%
  • 36,49% tiveram reajustes entre 10% e 28%

(Informações da ANS)

Já no quadro de Resumo de Estatísticas Descritivas, nota-se o reajuste dos contratos aplicados com 30 vidas ou mais para livre negociação entre pessoas jurídicas contratantes e operadoras, ou até 29 vidas para o agrupamento de contratos.

A tabela disponibilizada informa a respeito dos dados de planos coletivos – empresariais e por adesão – no período de 2016 a maio de 2021.

Com a informação de possível visualização, nota-se que até maio de 2021, 478 operadoras enviaram comunicados de reajustes referentes a 539.106 contratos, sendo um reajuste médio para planos empresariais e por adesão de 5,55%, contratos com 30 vidas ou mais de 9,84% e contratos com até 29 vidas em 14%.

Por fim, o Painel utiliza a mesma base de dados disponíveis na plataforma da Agência Nacional de Saúde Suplementar, informada desde 2019 com os dados sobre reajustes aplicados às mensalidades de planos contratados por pessoas jurídicas.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?