Diversos consumidores de planos de saúde ofertados por operadoras estão com dúvidas relacionadas aos reajustes das mensalidades cobradas, questionam-se, inclusive, se houve a realização de um reajuste negativo por parte da Agência referentes aos planos individuais e familiares.

De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar, de forma diversa aos reajustes comuns: como contas de luz, água, entre outros, o índice de ajustamento destacado pela Agência para os planos de saúde não se aplica de forma imediata após o anúncio, e sim no mês de aniversário do contrato, no período entre maio de 2021 e abril de 2022.

Com essa informação, caso o boleto pago ainda não tenha o desconto do reajuste de -8,19% autorizado pela Agência, o consumidor dos planos individuais e familiares não deve se preocupar.

Para o diretor de Fiscalização da Agência, Maurício Nunes, “percebemos que houve aumento de chamados sobre reajuste e identificamos que até o fim de agosto, quase 200 reclamações eram de pessoas que não tiveram a aplicação do percentual negativo em seus boletos. Em muitos casos, o motivo era o mesmo: ainda não havia chegado o mês de aniversário desses contratos. Por essa razão, orientamos que os beneficiários confiram no contrato ou no próprio boleto a data de sua inclusão: se for outubro, por exemplo, a aplicação será no mês de outubro de 2021. Se for março, o reajuste será aplicado em março de 2022. Caso reste qualquer dúvida, o consumidor pode solicitar informações à sua operadora de plano de saúde. Se não conseguir resolver, este deverá entrar em contato com a ANS por um de seus canais de atendimento: Disque ANS – 0800 701 9656; Fale Conosco em www.gov.br/ans; ou Central de Atendimento ao Deficiente Auditivo: 0800 021 2105”

Portanto, diversos consumidores não tiveram o desconto previsto pelo reajuste negativo da Agência, mas não há o que se preocupar,visto que o reajuste será levado em consideração até o mês de abril de 2022, respeitando a data de aniversário de cada contrato.

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