A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na última quinta-feira (03/09) a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 11 planos de 02 operadoras devido a reclamações efetuadas no 2º trimestre. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das denúncias sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou sobre negativa de cobertura assistencial encaminhadas para a fiscalização da ANS. A intenção do programa é estimular as operadoras a garantir o acesso do beneficiário aos serviços e procedimentos de acordo com o que foi contratado. Neste ciclo, 25.722 mil beneficiários ficam protegidos com a medida.

As operadoras objetos da suspensão, Unimed Norte-Nordeste (registro ANS nº 324213) e Unimed de Manaus Cooperativa de Trabalho Médico (registro ANS nº 31196-1), participaram do Monitoramento da Garantia de Atendimento pois tiveram os efeitos da alienação de carteira decretada pela ANS (RO nº 2530, de 06/04/2020, e RO nº 2310, de 27/06/2018) suspensos por força de decisão judicial.

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 01 de plano de 01 operadora teve a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.

Panorama do ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento – 2º trimestre/2020*

  • 11 planos com comercialização suspensa
  • 01 plano com a comercialização liberada
  • 25.722 beneficiários protegidos
  • 14.964 Reclamações analisadas no período de 01/04/2020 a 30/06/2020

Acesse aqui para ter acesso a lista dos Planos de Saúde com comercialização suspensa.

Veja a lista dos Planos de Saúde que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento.

Acesse aqui para ter acesso aos planos de saúde reativados.

Acesse aqui aos planos de saúde liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam com sua comercialização suspensa por outros motivos.

A ANAB, como entidade representativa, sempre acompanha e divulga todas as notícias vinculadas ao Órgão Regulador, com destaque para aquelas que possam afetar diretamente as Administradoras de Benefícios em suas atividades.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?