Ontem, a ANS disponibilizou em seu site a Sala de Situação, que possibilita a pesquisa de dados sobre o setor.

A ANAB analisou o aplicativo e constatou que a ferramenta é bastante útil para o desempenho do papel das administradoras de benefícios, na medida em que são responsáveis por ajudar as empresas e entidades de classe a escolherem o plano de saúde que melhor atende suas necessidades.

A Sala de Situação possibilita um comparativo entre as operadoras atuantes no mercado, análise que a Administradora de Benefícios tem a expertise para realizar junto aos consumidores e entidades de classe. A ferramenta traz mais um suporte no papel das administradoras no mercado de saúde suplementar.

O diferencial dessa ferramenta é que ela permite ao usuário uma análise individual como global das operadoras de plano de saúde, dentre elas as administradoras de benefícios.

A Sala de Situação apresenta diversos gráficos e possui duas áreas de consulta: setor e operadoras.

Na área “setor”, constam informações gerais sobre a quantidade de beneficiários, de operadoras e de planos disponíveis no mercado, o número de reclamações e informações efetuadas pelos consumidores junto à ANS e receitas e despesas setor. O interessado poderá ainda realizar a consulta por segmentação do plano (assistência médica ou odontológica), por modalidade da operadora e por estado.

Já no setor “operadoras”, a busca é por informações específicas sobre a operadora, com três abas: uma página de resumo, que oferece um panorama geral da operadora, (número de beneficiários, receita, percentual de idosos, adimplência em relação ao ressarcimento, número de reclamações recebidas e participação em programas de conformidade regulatória e de qualificação); uma aba denominada composição da carteira, com perfil dos beneficiários; e uma aba com dados sobre o ressarcimento ao SUS.

Segue link para acesso à ferramenta:
http://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-e-indicadores-do-setor/sala-de-situacao

Como entidade representativa das Administradoras de Benefícios, a ANAB ressalta a importância da disponibilização dos dados do setor e parabeniza a Agência pela iniciativa.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?