A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destacou diversas mensagens para a campanha de conscientização sobre os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero. A Agência ressaltou a importância de um cuidado integral a todas as mulheres para um cuidado preventivo e repressivo, com isso, estar em dia com todos os exames necessários para a identificação da possível condição se torna de extrema importância para todas, se trata, inclusive, de uma ação que pode salvar vidas.

Destaca-se que a própria Agência estabelece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde uma lista de cobertura assistencial obrigatória para diagnóstico e tratamento ao câncer de mama e de colo de útero, respeitando o plano assistencial contratado pelo beneficiário.

Além disso, na própria lista há uma disponibilização de 59 antineoplásticos orais para o tratamento de todos os tipos de câncer, bem como aqueles que são injetáveis que podem ser prescritos pelo médico responsável pelo tratamento.

A Agência trabalha na linha de frente em relação ao combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero, incentivando operadoras de planos de saúde a desenvolverem ações pautadas na excelência nos serviços prestados e redução de riscos à saúde das mulheres.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo possível observar, no ano de 2021, 66 mil novos casos dessa neoplasia maligna.

Por fim, a campanha Outubro Rosa foi criada na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e se trata de um movimento global que busca compartilhar informações preventivas e de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero.

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