Em respeito ao Dia Mundial da Obesidade, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular cuidados e prevenções sobre a doença, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforçou informações que possuem extrema relevância sobre o tema, visto que até 2025, com previsões da OMS, 700 milhões de pessoas tenham o diagnóstico pelo mundo. Vale ressaltar que a pandemia provocada pelo Covid-19 aumentou o número de casos de pessoas diagnosticadas com a doença, visto que o sedentarismo provocado por conta da quarentena, além da crise generalizada de ansiedade são causas que aumentam o número de pessoas que se tornam obesas.

É importante registrar que a obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por diversos fatores, como genéticos, psicológicos, sociais e metabólicos, sendo possível observar que o seu diagnóstico poderá ser uma causa para outras doenças encontradas no organismo.

Diante disto para aumentar o nível de qualidade nos atendimentos e proporcionar um cuidado adicional aos pacientes, o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, desenvolvido pela ANS, foi implementado com o objetivo de incentivar as operadoras a desenvolverem um cuidado mais especializado aos beneficiários, para que eles não sofram de transtornos que possam ocasionar a obesidade.

Além disso, há diversos fatores que contribuem para um excesso do peso do paciente, como o sedentarismo, ansiedade, má alimentação, entre outros, todos que foram aumentados de forma exponencial por conta da Covid-19 e, para buscar amenizar a situação, a ANS desenvolveu um programa de prevenção e informações adicionais sobre os cuidados necessários para combater a obesidade.

Tratamentos como mudança de hábitos, reeducação alimentar, prática regular de exercícios físicos, entre outros, são fundamentais para que o paciente tenha consciência do que está fazendo e não venha a sofrer do diagnóstico precoce de obesidade, visto que a adoção de práticas saudáveis no dia a dia fará com que a pessoa evite o excesso de peso.

Por fim, a Agência, por meio do Promoprev, estimula as operadoras a desenvolverem programas responsáveis para o combate à obesidade, com a mudança de hábitos, estímulo de atividades físicas e reeducação alimentar.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?