Nos dias 14 e 15 de junho de 2016, a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, representada por sua assessora, a advogada Lidiane Mazzoni, participou do Seminário Folha “Fórum Saúde em Tempo de Recessão”, realizado pelo Jornal Folha de São Paulo, no Tucarena, auditório da PUC-SP.

O evento debateu os caminhos para a área diante da crise econômica, momento em que há sérios problemas de financiamento da saúde pública e os pacientes encontram dificuldades em custear os planos de saúde disponíveis no mercado.

Foram sete mesas de discussão com temas relevantes para a saúde suplementar:

  • A saúde financeira dos planos de saúde
  • É preciso repensar o modelo do SUS?
  • A atenção primária à saúde
  • A judicialização da saúde
  • Prevenção eficaz reduz custos
  • Os custos de internação em hospitais particulares
  • Novos modelos de assistência e remuneração       

Nos links é possível consultar a programação completa ( http://goo.gl/7JcyJ2 ) e convidados que debateram os temas propostos ( http://goo.gl/ahRSQj ).

Em linhas gerais, defendeu-se a alteração do modelo assistencial vigente, que favorece a prestação em volume e não em qualidade. Prevalecendo a qualidade do serviço em saúde, o beneficiário se empodera pelo acesso às informações críveis e se responsabiliza junto à operadora para a realização da prestação, especialmente com implemento de mecanismos de regulação. Destacou-se ainda a importância do médico de família, da gestão de dados em saúde e do ensino médico. Foi dada grande ênfase a necessidade de transição do modelo hospitalocêntrico para aquele que seja focado no paciente, por meio da interdisciplinariedade do cuidado.

Os desafios na saúde pública são ainda mais sérios, eis que esbarram na ausência de recursos, problemas orçamentários e falta de estímulos financeiros para a implementação de novos modelos.

A ANAB lembra que as Administradoras de Benefícios são essenciais para o empoderamento dos beneficiários, pois a sua participação na relação contratual coloca as empresas e usuários em condição de igualdade com as operadoras de planos de saúde, reduzindo o risco moral, eis que qualifica as informações trocadas no desenvolver da prestação da assistência.

Segue link para acesso ao site do evento, com informações detalhadas sobre cada painel: http://goo.gl/Gb2Xcc

A ANAB continua atenta e presente nos debates que envolvem assuntos de interesse do setor e manterá suas associadas informadas de temas referentes à saúde suplementar.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?