Em 10/11/2015, a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, representada por sua assessora jurídica, Fernanda O. Occhiuzzo, participou do Seminário de Regulação Assistencial na Saúde Suplementar, promovido pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e realizado no auditório da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação das operadoras de planos de saúde, dos prestadores de serviços, dos representantes das entidades de Proteção e Defesa do Consumidor, das empresas representativas do mercado de saúde suplementar e especialistas da área acadêmica.

O objetivo do seminário foi discutir sobre a regulação assistencial na saúde suplementar, com debates sobre modelos assistenciais, organização de redes de atenção, inquéritos populacionais e Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS), com a participação de membros da FIOCRUZ, do Instituto de Cardiologia do Rio de Janeiro, da Associação Médica Brasileira (AMB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Universidade de São Paulo (USP) e do Sr. Eugênio Vilaça Mendes (Consultor Independente em Saúde Pública). O encontro contou também com a participação de alguns representantes de operadoras, que narraram suas experiências no desenvolvimento de Programas de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças.

Também foi lançada a 3ª edição do Inquérito Vigitel da Saúde Suplementar (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que tem por objetivo monitorar, através de pesquisa realizada por telefone, a frequência e a distribuição dos principais determinantes das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a diabetes.

Além disso, a ANS apresentou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2016, que entrará em vigor em Janeiro de 2016 e lançou um aplicativo para smartphones e tablets, chamado “ANS Móvel”, disponibilizado, por enquanto, somente no sistema Android, com o objetivo de disseminar informações sobre cobertura assistencial, informações cadastrais das operadoras e reajuste de planos.

Por fim, vale lembrar que a ANAB está sempre presente em debates junto ao órgão regulador a fim de manter todas as administradoras de benefícios informadas sobre o cenário da saúde suplementar.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?