Na tarde de ontem, 24/02/2016, no Rio de Janeiro, a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, representada por sua Diretora Executiva, Luciana Silveira, participou da reunião extraordinária do COSAÚDE sobre o vírus Zika.

A reunião contou com a participação dos integrantes do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE), das entidades representativas das operadoras de planos de saúde, dos prestadores de serviços de saúde e dos órgãos de defesa do consumidor.Vale lembrar que o COSAÚDE foi instituído pela IN nº 44, de 13/02/2014, para analisar as questões pertinentes à cobertura assistencial obrigatória a ser assegurada pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

A abertura da reunião foi feita pelo diretor presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão e teve como principais objetivos:

1.     Atualizar os participantes quanto as medidas que estão sendo tomadas junto para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da zika, dengue e chikungunya, as notificações de casos da microcefalia em todo o país e as diretrizes de vigilância, prevenção e cuidado à saúde.

 2.     Anunciar a formação de um grupo técnico para debater a incorporação de exames para detecção do vírus Zika no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, estabelecer Diretrizes de Utilização – DUT, devendo levar em consideração a rede credenciada, e definir a forma de notificação compulsória as autoridades sanitárias. O grupo se reunirá em 08/03/2016.

Maria Inês Gadelha, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS), explicou as diretrizes de cuidado à população estabelecidas no protocolo de atendimento às mulheres, gestantes, puérperas e bebês com microcefalia. Já Giovanny França, da Secretaria em Vigilância em Saúde (SVS/MS), detalhou os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento do Aedes Aegypti e da Microcefalia e aspectos epidemiológicos relacionados ao vírus Zika.  

Na oportunidade, Luciana Silveira informou que a ANAB já aderiu à campanha do Ministério da Saúde, colocando informações em seu site. Além disso, convocou as suas associadas a se engajarem na campanha. Disse, ainda, que as Administradoras de Benefícios se preocupam em manter os consumidores de planos coletivos bem informados sobre como proceder diante desse grave problema que afeta o país.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?