A democracia permite que haja uma compreensão de todas as estruturas do Estado com a participação direta ou indireta do povo. Dito isso, os órgãos da Administração Pública, a fim de trazer uma maior transparência e melhorar na gestão pública para que toda a sociedade tenha qualidade dos serviços prestados, possibilitam que haja a participação direta da sociedade nos serviços.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, por meio do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, possibilita que haja essa participação direta mediante opinião e avaliação dos serviços prestados pela Agência.

Instituído pela Lei n. 13.460/2017, o Conselho de Usuários de Serviços Públicos permite que haja uma conexão entre o gestor público e o usuário dos serviços públicos. De tempo em tempo, os conselheiros (sociedade) são chamados para responder consultas enviadas pela Ouvidoria da ANS e pelos gestores públicos a fim de melhorar a qualidade de atendimento e de toda a prestação do serviço público.

Isso significa que a participação direta da sociedade mediante opiniões, consultas e análise da situação dos serviços públicos permite que esses sejam concretizados com uma maior conexão à parte social, o que traz uma melhora nos serviços e, consequentemente, um aumento da excelência.

O conselheiro voluntário poderá se inscrever para avaliar quantos serviços quiser. Ademais, poderá criar enquetes para que outros conselheiros demonstrem suas opiniões a respeito dos assuntos debatidos pelas operadoras e pela Agência. Destaca-se que, com o advento da Era Digital, toda a plataforma se estrutura de forma online para garantir uma melhor comodidade ao conselheiro.

Para se tornar um conselheiro voluntário é de extrema importância que o cidadão tenha vontade de trazer melhoras para o serviço público, afinal, sua opinião será levada em consideração pela Agência para a criação de novas estruturas voltadas à melhora da qualidade dos serviços.

Portanto, nota-se que a participação direta da sociedade na Agência, por meio do Conselho, permite que o desenvolvimento da organização seja pautado em busca da qualidade e melhora na prestação dos serviços públicos, além de garantir a transparência necessária para toda a sociedade civil.

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