A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu diversos especialistas que atuam na área de acompanhamento à gestantes para debater sobre a importância do parto seguro para a saúde e bem-estar do bebê e da mulher, ou seja, durante o período pré-natal, no parto e pós-parto. Durante o evento, que fora promovido pela Agência em plataforma virtual, houve o compartilhamento de informações fundamentais para a construção de objetivos voltados à redução da mortalidade de mães e bebês em todo o território nacional.

A denominada Aliança para o Parto Seguro e Respeitoso, iniciativa liderada pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, reúne quase cinquenta entidades, inclusive a ANS, e busca promover, de todas as formas cabíveis, medidas harmônicas com o que prevê a Organização Mundial de Saúde (OMS) para a realização de um parto seguro para as partes envolvidas.

Destaca-se que a equipe técnica da Agência fez uma apresentação sobre o Parto Adequado com todos os trabalhos realizados até então, de forma que é possível observar quais foram as maiores qualidades da Agência e das operadoras para garantir que o parto sustentável e adequado.

A proposta é de grande importância para o cenário atual em razão do elevado número de cesárias e de procedimentos incomuns e perigosos para a vida da mãe e do bebê, levando em consideração a aplicação de medidas adequadas organizadas pela OMS para garantir o bem-estar da saúde do bebê e da mãe durante todo o período de gestação e até mesmo após o parto.

Durante o evento houve o levantamento de linhas de cuidado para as gestantes, protocolos de atenção, informações adequadas às mulheres, preenchimento correto dos cartões pré-natal, melhoria da comunicação entre as equipes, entre diversas outras orientações que possibilitam o parto adequado.

Por fim, destaca-se a necessidade de buscar sempre por evidências científicas que viabilizam a manifestação de todo o processo de gestação de forma adequada a fim de preservar a saúde de todas as partes envolvidas.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?