A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 29 de agosto, em sua sede no Rio de Janeiro, o II Fórum sobre qualidade de atenção à saúde.

O evento reuniu diretores e técnicos da Agência, e teve como principal tema a discussão sobre novos modelos de remuneração.

A gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, discutiu com os participantes os critérios para modelos de remuneração bem-sucedidos e enfatizou “temos hoje um ciclo vicioso onde o cuidado em saúde é descoordenado e fragmentado, com duplicação de esforços e sem previsão dos desfechos clínicos para a remuneração de prestadores. A qualidade do que está sendo entregue e a satisfação do beneficiário precisam ser consideradas”.

Ainda durante o II Fórum sobre qualidade da Atenção à Saúde, a Agência lançou o projeto “Modelos de Remuneração Baseados em Valor”. Com essa iniciativa, a ANS pretende selecionar dez projetos- pilotos formulados por Operadoras de planos de saúde, fundamentados em experiências que possibilitem o melhoramento dos resultados em saúde.

As iniciativas selecionadas serão acompanhadas pela ANS e as Operadoras que tiverem os seus projetos aprovados, receberão um bônus no resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), no ano base de 2019.

Os critérios de avaliação estabelecidos pela ANS levarão em conta os projetos que tenham maior foco na melhoria de atenção à saúde, na sustentabilidade do sistema e com iniciativas vinculadas à atenção primária à saúde.

Para participar do projeto basta fazer requisição pelo formulário FormSus, disponível no Portal da ANS de 29/08 a 30/10.

Para aprovação, os projetos deverão seguir diretrizes apresentadas no Guia para Implantação de modelos de Remuneração Baseados em Valor, lançado no dia 20/03, durante o I Fórum.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/projeto-modelos-de-remuneracao-baseados-em-valor

A ANAB, como entidade representativa das Administradoras de Benefícios, continuará acompanhando todos os eventos realizados pelo Órgão Regulador para manter todos informados.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?