A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) aprimorou o canal de recebimento de demandas de prestadores de serviço de saúde. A partir de 10 de fevereiro de 2021, foi disponibilizado na internet uma nova Central de Atendimento, sendo alterada a partir de reuniões realizadas pela Câmara Técnica de Contratualização e Relacionamento com Prestadores (CATEC).
As mudanças realizadas no novo canal de atendimento se dão a necessidade de maior celeridade à análise das demandas cadastradas pelos técnicos da ANS. Ainda, os usuários poderão acompanhar o andamento de sua reclamação.
De acordo com César Serra, diretor de Desenvolvimento Setorial “os prestadores de serviço já podiam enviar suas demandas por meio dos canais de atendimento da ANS e presencialmente nos núcleos. Entretanto, a proposta da nova central é apresentar um canal mais objetivo, que permitirá um tratamento mais ágil e eficiente pela ANS”.
A demanda será registrada por meio do aplicativo SEI, no qual o prestador poderá registrar uma reclamação, preenchendo uma ficha com dados pessoais e informando os fatos, ou registrar outra demanda, como tirar dúvidas, realizar sugestões, entre outros.