A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou a 552ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada (DICOL) com a participação do alto escalão da Agência e, no meio do evento, houve a constatação de que a Agência está em constante esforço para disponibilizar instrumentos que viabilizam a melhora no setor de saúde suplementar.
A melhoria no setor de saúde suplementar está relacionado à organização de instrumentos fundamentais que possam garantir à sociedade uma melhor estruturação de toda a organização das operadoras e planos de saúde. Destacou-se também a efetividade das medidas tomadas pelos planos de saúde para o enfrentamento da Covid-19.
Em momento sensível durante a reunião, Sacarabel (diretor-presidente substituto e de Normas e Habilitação dos Produtos) observou que a Agência busca utilizar todas as medidas com base nas diretrizes legais para o enfrentamento à pandemia para que todos tenham acesso à qualidade de vida e de saúde. Informou o número de óbitos no Brasil e pediu um minuto de silêncio.
Houve a apresentação de um informe anunciando que a Agência atingiu um alto índice de efetividade e resolução de demanda aberta por consumidores, a cada 100 demandas propostas pelos beneficiários, 91 foram solucionadas por meio de mediação de conflitos, o número se torna virtuoso em razão do ano de 2020 ser atípico por conta da pandemia provocada pelo Covid-19.
Destacaram os principais objetivos do projeto Parceiros da Cidadania, são eles:
- Redução da assimetria de informação na saúde suplementar;
- Divulgação de decisões técnicas e normas da ANS;
- Fomentar troca de informações entre parceiros;
- Contribuir para redução da judicialização da saúde;
- Distribuir informações e transparência aos consumidores.
Ao final de toda a reunião, que apreciou dez itens voltados à aprovação de Acordo de Cooperação Técnica entre a ANS e órgãos públicos ou Termos Aditivos, foram pautados 9 processos sancionadores, 297 processos de ressarcimento ao SUS e 3 sobre parcelamento.
Tags: #ANAB ANS covid-19 qualidade de vida reunião