No dia 25 de junho de 2019, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada por sua advogada Pércia Fernandes Singh, prestigiou o 2º Health Innovation MEETINGS 2019, realizado no GS1 Brasil em São Paulo/SP.
Participaram do encontro o Dr. Leonardo Aguiar (CEO, Laduo) e Elane Cortez (Diretora de Desenvolvimento corporativo, CMS).
Em sua palestra Dr. Leonardo Aguiar, abordou o tema “Uma nova geração da indústria de saúde preocupada com a ponta mais importante: o cliente; ele enfatizou que as empresas devem ter seus valores baseados no cliente e não na empresa, agregando assim um valor ao seus negócios, dentro desta tese demostrou que é possível surpreender os cliente da saúde até mesmo nos momentos mais crítico, como na hora das crianças tomarem quimioterapia serem surpreendidas pelo super heróis do câncer, com histórias em quadrinhos e suportes das quimioterapias do seu super herói preferido. Demonstrou que após estudar o que fidelizava o cliente ao seu consultório, começou a dar mais atenção ao seu paciente, onde saia da consulta com exames agendados e após a alta cirúrgica adotou a visita domiciliar com um diferencial, viu que surpreendia seus pacientes com uma atitude tão simples que lhe deu um retorno enorme.
A segunda palestra foi ministrada por Daniel Grecca (Director Healthcare, KPMG Consultoria), abordou o tema “Conhecendo os novos clientes da saúde e seus conceitos de VALOR E SUCESSO. Como eles estão esperando ser surpreendidos por você; trazendo em uma linguagem simples, o quanto é importante estarmos conectados ao mundo virtual dando como exemplo o site LinkedIn, onde temos a oportunidade de conhecer dados do cliente e surpreendê-lo com um atendimento com algo de sua preferência.
Dando seguimento ao evento Mateus Pestano da Sensedata trouxe como tema “Customer Sucess em saúde: como as empresas mais inovadoras do mundo estão transformando clientes em fãs.” que para ser inovador as empresas deverão seguir sete passos; 1- planejar começando pelo o que esta bom em seu NPS; 2- Estudar seus clientes; 3- Cruzar com outros setores; 4- Descobrir o que ocasiona a falta ; 5 – Distribuir jornadas; 6- Ser liderado por alguém de respeito e 7– Principalmente ter orçamento para realizar as mudanças na empresa. Realizando esses sete passos as empresas terão fãs não clientes.
Logo em seguida falou a Fernanda Crema (Sênior Manager – H&OS, Accenture) como tema “Quais estratégias, ferramentas e soluções realmente inovadoras estão ajudando empresas e instituições a sobreviverem e se destacarem na “Era da experiencia do Consumidor”. Falou que a tecnologias são catalisadoras de mudanças, oferecendo novas capacidades extraordinárias quando aplicadas de maneira correta, enfatizando ainda que os líderes do setor de saúde deverão estar combinados para explorar e combinar competências à medida em que as tecnologias atingem a maturidade em nível corporativo.
A Arquiteta do Hospital de Amor, Bia Gadia falou sobre “Master Key Como promover a virada de chave e converter cada ponto de interação e atendimento dos clientes com sua empresa em Customer Success.”
Demonstrou como transformou o hospital de câncer de Barretos no Hospital de Amor, um hospital projetado totalmente projetado para receber doentes de várias localidades do Brasil, pensado desde alojamento para motoristas de ambulância até acompanhantes e moradores ao redor do complexo tudo gratuito e 100% SUS.
“Como a tecnologia apoia uma gestão eficiente na jornada do cliente”, falou Thais Geron (Gerente de Negócios, MedPlus), trazendo a personalização de prontuários eletrônicos e protocolos de acordo com cada paciente, podendo assim ter um melhor resultado financeiro e na fidelização do cliente.
Tivemos como último palestrante, Dr. Camilo Frigo (Senior Customer Experience, BP- Beneficência Portuguesa de São Paulo), explanou sobre “ Ter o cuidado com o cliente no DNA é parte fundamental para oferecer a melhor experiência e jornada na sua empresa”, onde um hospital pode ser visto de maneira diferente, não só como um local para buscar atendimento quando se necessitamos, e sim um lugar para ser lembrado para buscar o atendimento preventivo, onde o cliente possa ser atendido e tenha todos seus dados ai armazenados onde possam ser vistos por todos os especialistas e ser tratado de forma carinhosa. Enfatizou que a mudança está rápida demais ou mercado se movimentar e não buscar ter o cuidado com o cliente perderá mercado.
A ANAB ratifica a relevância da participação das Administradoras de Benefícios em todos os eventos relacionados ao setor, contribuindo sempre para o fortalecimento destas no mercado de saúde suplementar.