Na manhã de ontem, 31 de outubro de 2016, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) representada por sua Diretora Executiva, Luciana Silveira, participou da reunião do Grupo Interáreas, realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro, acerca do uso de mecanismos financeiros de regulação (coparticipação e franquia) e o aprimoramento da regulação sobre o tema. A Diretora foi acompanhada pela advogada Tiara Odizo, representante de associada à ANAB.

A reunião foi coordenada  pelas dirigentes da ANS, Martha Oliveira, Diretora de Desenvolvimento Setorial; Simone Freire, Diretora de Fiscalização; e Karla Coelho, Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos e contou com a presença de entidades representativas do setor, operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços de assistência à saúde.

Inicialmente, Martha Oliveira fez um resumo de todas as contribuições encaminhadas pelo setor, constantes nas respostas ao questionário disponibilizado pela ANS. Vale ressaltar, que o preenchimento do questionário se encerrou em 11/10/2016 e não recebemos contribuições das nossas associadas.

Ato contínuo, a diretora sugeriu que os representantes do setor encaminhassem novas contribuições sobre o assunto considerando 3 macro temas, quais sejam:

  1. Informações que devem constar em contrato sobre os conceitos e responsabilidades de uma coparticipação/franquia;
  2. Informações que permitam ao consumidor realizar uma simulação antes da contratação para ter uma noção de valores a serem despendidos caso opte pela coparticipação;
  3. Informações que permitam ao consumidor realizar uma simulação após a contratação para ter uma noção exata do valor que terá que despender se tiver que utilizar o plano;
  4. Informação pós-utilização para que o consumidor tenha um extrato de utilização dos serviços de saúde.

A próxima reunião está agendada para 22/11/2016. Sendo assim, a ANAB solicita que suas associadas analisem o material disponibilizado pela ANS e encaminhem contribuições até 11/11/2016.

Segue link do material sobre o tema:

http://www.ans.gov.br/images/stories/Particitacao_da_sociedade/interareas/3110-apresentacao-martha-oliveira-respostas-do-questionario-de-coparticipacao.pdf

Já na parte da tarde, aconteceu a 1ª Oficina de Trabalho sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar, realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro, em que a Diretora Executiva da ANAB, Luciana Silveira, foi convidada a participar, devido a sua vasta experiência na área de Promoção da Saúde e Prevenção de riscos e doenças, inclusive com a publicação de um livro.

O encontro contou com a presença de profissionais especialistas no assunto.

O objetivo da Oficina é avaliar o cenário atual e propor medidas para o aprimoramento, na perspectiva da qualidade e abrangência, do incentivo a oferta de Programas de PROMOPREV, bem como analisar possíveis alterações nas Resoluções Normativas 264 e 265, ambas de 19/08/2011.

A ANAB continuará acompanhando os trabalhos do Grupo Interáreas e Oficina sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar e manterá suas associadas informadas, ressaltando a importância das Administradoras de Benefícios participarem de todos os assuntos referentes ao mercado, encaminhando contribuições e sugestões.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?