Na tarde de ontem, 15 de março de 2018, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada por sua Diretora Executiva, Luciana Silveira, participou da 9ª reunião do Grupo Técnico de Remuneração, realizada pela Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de entidades representativas do setor, operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços de assistência à saúde e profissionais da saúde suplementar.

A reunião foi conduzida pelo Diretor-Adjunto da DIDES, Daniel Pereira, a Gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial, Ana Paula Cavalcante, e a Coordenadora de Indução à Melhoria da Qualidade Setorial, Daniele Silveira. O Grupo Técnico entrou na Fase II, onde os subgrupos criados têm a função de aprofundarem os estudos referente a cada modelo de remuneração e repassarem as suas conclusões ao Grupo Técnico principal.

Esse debate começou no Laboratório de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação Setorial (LAB-DIDES), em 2015. A proposta agora é discutir o tema remuneração de forma mais aprofundada, com foco na sustentabilidade do setor.

Além de amplo debate, como forma de compartilhar boas práticas e incentivar os participantes a pensarem de forma inovadora, o IAG Saúde – Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde, representado por Bruno Duarte, fez uma apresentação sobre DRG – Diagnosis Related Groups, que é uma metodologia de categorização de pacientes internados em hospitais, de acordo com a complexidade assistencial. Cada DRG é um produto assistencial clínico ou cirúrgico que tem um consumo homogêneo de recursos.

Importante ressaltar que, muito embora as Administradoras de Benefícios não possuam rede de prestadores de serviços de assistência à saúde, a ANAB entende como fundamental o acompanhamento das discussões sobre as mudanças do modelo de atenção à saúde em suas várias vertentes, incluindo, como foi o caso, a forma de remuneração de prestadores de serviços médico-hospitalares.

Vale lembrar que as Administradoras de Benefícios não se enquadram em nenhum subgrupo definido para a 2ª fase do GT, todavia, a Associação poderá continuar participando do Grupo Técnico principal em defesa dos interesses de suas associadas.

Para acessar o material completo do Grupo Técnico de Remuneração, basta clicar no link abaixo:

http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/camaras-e-grupos-tecnicos/grupo-tecnico-de-remuneracao

A ANAB continua atenta e presente em todos os debates que envolvem assuntos de interesse do setor e de suas associadas e manterá todas informadas. 

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?