A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou em seu site os resultados do Fator de Qualidade 2017/2018 e a atualização do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS).

O Fator de Qualidade é aquele que deverá ser aplicado ao índice de reajuste estabelecido pela ANS, qual seja, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, aplicável aos contratos entre os prestadores de serviços e as operadoras de planos de saúde, quando há previsão de livre negociação entre as partes, como única forma de reajuste, e não há acordo após a negociação, nos primeiros noventa dias do ano.

Para acessar a lista de estabelecimentos e profissionais sujeitos a aplicação do fator de Qualidade em 2018, basta clicar no link abaixo:

http://www.ans.gov.br/prestadores/contrato-entre-operadoras-e-prestadores/fator-de-qualidade

O percentual do Fator de Qualidade pode ser de 105%, 100% ou 85% do IPCA, a depender do cumprimento dos requisitos definidos na Nota Técnica nº 87/2017/GEEIQ/DIDES/DIRAD-DIDES/DIDES. Para acessar a Nota Técnica, basta acessar o link abaixo:

http://www.ans.gov.br/images/Nota-tecnica-FQ-20181.pdf

Já o QUALISS visa estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço. O objetivo é ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.

Para acessar o buscador para consultar a qualificação de prestadores de serviços de saúde, basta acessar o link abaixo:

http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/qualiss-programa-de-qualificacao-dos-prestadores-de-servicos-de-saude-2#

Importante ressaltar que, muito embora as Administradoras de Benefícios não possuam rede assistencial, a ANAB considera o tema de grande relevância, uma vez que o intuito da ANS é ampliar o poder de avaliação e escolha de prestadores de serviços à saúde pelos consumidores de planos de saúde.

Portanto, as Administradoras de Benefícios podem auxiliar os contratantes na escolha do plano de assistência à saúde e prestadores de serviços que melhor atendam a sua expectativa.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?