Conforme Nota divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta data, a partir de 10 de setembro de 2018, a comercialização de 26 planos de saúde de 11 Operadoras está suspensa temporariamente devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial.
A determinação é fruto do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses pelo Órgão Regulador, a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais de atendimento da ANS. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas apontadas como negativas de cobertura e demora no atendimento, recebidas no 2º trimestre de 2018.
Para que os planos voltem a ser comercializados, as Operadoras devem comprovar melhorias no atendimento. Cerca de 75,5 mil beneficiários ficam protegidos com a ação tomada pela ANS e com a assistência à saúde a que tem direito garantida.
Outrossim, neste ciclo do Programa de Monitoramento, ocorrerá a reativação de 20 planos de saúde de 11 Operadoras, que serão liberados para comercialização a partir de 10 de setembro de 2018.
Além disso, a ANS divulgou um resumo dos resultados do Programa de Monitoramento relativos ao 2º trimestre de 2018 (período compreendido entre 1º de abril a 30 de junho), dos quais destacamos abaixo:
- 17.171 reclamações de beneficiários de planos de saúde (natureza assistencial), na qual 16.189 foram consideradas para análise no programa de Monitoramento;
- 93,2% das reclamações foram resolvidas por mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP);
- 26 planos com comercialização suspensa;
- 11 operadoras com planos suspensos;
- 75.524 consumidores protegidos;
- 20 planos reativados;
- 7 operadoras com reativação total de planos (13 produtos);
- 4 operadoras com reativação parcial de planos (7 produtos) ;
Para acessar a lista de planos com comercialização suspensa, basta clicar no link abaixo:
Para acessar a divulgação feita pela ANS na íntegra, basta acessar o seguinte link:
A ANAB, como entidade representativa, sempre acompanha e divulga todas as publicações de interesse das Administradoras de Benefícios, principalmente aquelas que trazem transparência para o setor de saúde suplementar.