Conforme Nota divulgada nesta data, 30 de novembro de 2018, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir de 7 de dezembro de 2018, a comercialização de 17 planos de saúde de 3 Operadoras está suspensa temporariamente devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial.

A determinação é fruto do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado a cada três meses pelo Órgão Regulador, a partir das reclamações registradas pelos beneficiários nos canais de atendimento da ANS. Nesse ciclo, foram consideradas as demandas apontadas como negativas de cobertura e demora no atendimento, recebidas no 3º trimestre de 2018.

Para que os planos de saúde voltem a ser comercializados, as Operadoras devem comprovar melhorias no atendimento. Cerca de 156,6 mil beneficiários ficam protegidos com a ação tomada pela ANS e com a assistência à saúde a que tem direito garantida.

Outrossim, neste ciclo do Programa de Monitoramento, ocorrerá a reativação de 19 planos de saúde de 8 Operadoras, que serão liberados para comercialização a partir de 7 de dezembro de 2018.

Além disso, a ANS divulgou um resumo dos resultados do Programa de Monitoramento relativos ao 3º trimestre de 2018 (período compreendido entre 1º de julho a 30 de setembro), dos quais destacamos abaixo:

17.314 reclamações de beneficiários de planos de saúde (natureza assistencial), na qual 16.442 foram consideradas para análise pelo Programa de Monitoramento;
95,6% das reclamações foram resolvidas por mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP);
17 planos com comercialização suspensa;
3 operadoras com planos suspensos;
156.617 consumidores protegidos;
19 planos reativados;
7 operadoras com reativação total de planos (16 produtos);
1 operadora com reativação parcial de planos (3 produtos);
Para acessar todas as informações divulgadas pela ANS no Programa de Monitoramento, basta clicar no link abaixo:

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/4734-ans-suspende-venda-de-17-planos-de-saude

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