Nos dias 16 a 18 de novembro, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada pela sua Diretora Executiva, Luciana Silveira, participou do 4º Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), em São Paulo.

O CONAHP é um evento anual promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), e este ano abordou o tema “Ética: A sustentabilidade da saúde no Brasil”.

Em sua 4ª edição em 2016 – ano em que a Anahp celebra seus 15 anos de existência – o CONAHP reuniu mais de 1200 participantes, em sua maioria líderes dos principais hospitais privados de excelência do Brasil, especialistas do cenário internacional e autoridades da saúde no país. Vale destacar a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros e dos Diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em seu discurso, o Ministro da Saúde deu destaque a problemas que prejudicam todo sistema de saúde, quais sejam:  o subfinanciamento, a má qualidade de gestão, o desvio e o desperdício com gastos em saúde por ineficiência e a judicialização. Segundo ele, cerca de R$ 1,2 bilhão foi gasto no último ano com a judicialização e esse valor além de extrapolar o orçamento previsto ainda privilegia um grupo de pessoas em detrimento do direito de uma coletividade. Como parte das estratégias de solução abordadas pelo Ministro foram citadas a parceria entre hospitais públicos e privados e a gestão pela qualidade dos recursos destinados à saúde.

Durante os três dias de evento, os participantes acompanharam sessões plenárias e paralelas com palestrantes nacionais e internacionais renomados, exposição de trabalhos científicos e espaço de relacionamento com parceiros em um único ambiente. Foram realizadas mais de 8 palestras magnas e mais de 10 sessões paralelas abordando a ética a partir de três eixos estratégicos: nas relações entre pacientes, hospitais e equipes de saúde; nas organizações e modelos de governança; e nas escolhas em saúde. 

A ANAB ratifica a relevância da participação das Administradoras de Benefícios em todas as discussões setoriais, contribuindo sempre para o fortalecimento destas no mercado de saúde suplementar.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?