No dia 1º de junho, a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, representada por sua Diretora Executiva, Luciana Silveira, participou do Seminário”O setor de saúde como modelo produtivo e de desenvolvimento econômico”,realizado pelo Instituto Coalizão Saúde (ICOS), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Senado Federal, em Brasília (DF).
O evento contou com cerca de 280 participantes entre parlamentares e os principais representantes da cadeia produtiva da saúde, onde foram debatidos os desafios no cenário atual da saúde suplementar.
O seminário foi dividido em três paineis. No primeiro, parlamentares falaram sobre a situação da saúde pública e privada no país.
Já no segundo painel, o presidente do Conselho de Administração do Coalizão, Claudio Lottenberg, apresentou a Agenda Prioritária do Instituto, incluindo os seguintes temas:
- Ética e conduta empresarial
- Inovação
- Integração Público-Privada
- Judicialização da Saúde
- Promoção da Saúde
- Racionalização da Regulação
- Sustentabilidade Financeira do Setor
- Parceria com o corpo técnico-assistencial
Ao final do evento, formou-se uma mesa com a participação do Deputado Federal do PMDB/RS, Darcísio Perondi, e da diretoria do Instituto Coalizão. Eles debateram com a plateia os assuntos abordados durante o Seminário.
Importante ressaltar que a ANAB é associada do Instituto Coalizão Saúde, que foi criado para debater o futuro e oferecer propostas concretas para os principais desafios do setor. Ele é integrado por representantes de prestadores de serviços, de operadoras de planos de saúde, da indústria farmacêutica e da indústria de materiais e equipamentos, para a busca de novos avanços no setor.
Embora as Administradoras de Benefícios não tenham sido citadas no plenário, a ANAB considera importante acompanhar e divulgar para suas associadas todos os assuntos referentes à saúde suplementar.