Em 19/10/2015, a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, representada por sua assessora jurídica, Fernanda O. Occhiuzzo, participou da Reunião do Laboratório de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, realizada no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB, no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de entidades representativas das operadoras.

Inicialmente, a ANS informou que a RN da Transparência foi apreciada pela Diretoria Colegiada em 15/10/2015 e que não teve nenhuma alteração substancial. Dessa forma, na próxima reunião da Diretoria, a mesma deverá ser aprovada. Destacamos que a nova RN revogará a RN 360/2014.

Em relação ao Projeto Parto Adequado, foi informado que algumas administradoras de benefícios demonstraram interesse em atuar como apoiadoras do projeto. Ressaltou, ainda, a importância na sua participação, que tem como objetivo identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto, valorizando o parto normal e reduzindo o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.

A ANS também reforçou a importância da realização de ações para uma melhor qualidade na saúde suplementar e que ferramentas de avaliações são de extrema relevância. Nesse sentido foi realizada palestra com os Srs. Aluisio Gomes da Silva Junior (Coordenador) e Ricardo Heber Pinto Lima (Coordenador Executivo), ambos da Universidade Federal Fluminense – UFF, sobre uma ferramenta desenvolvida por eles, chamada “(im)Paciente”, que se trata de um sistema que mede a percepção do usuário na qualidade de assistência dos prestadores de serviços a saúde. É uma metodologia de avaliação centrada no paciente/usuário. O site é www.impaciente.org.

A 2ª palestra da tarde foi sobre os “Modelos de Remuneração”, realizada pela Sra. Daniele Pinto da Silveira (Assessoria/DIRAD/DIDES), que discursou sobre os principais modelos, focando na experiência internacional, bem como traçando modelos de remuneração dos serviços de saúde.

Por fim, a ANS informou que as próximas reuniões do laboratório tratarão de temas pontuais e discussões sobre o modelo de financiamento.

A ANAB continuará acompanhando o LAB-DIDES e manterá todos informados.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?