Na manhã de ontem, 15/02/2017, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB), representada por sua Diretora Executiva Luciana Silveira, participou da reunião referente à Lei 13.003/2014, realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.
A reunião contou com a participação de entidades representativas do setor, representantes de operadoras e profissionais da saúde suplementar.
A Diretora de Desenvolvimento Setorial (DIDES), Martha Oliveira, realizou a abertura da reunião ressaltando que o objetivo deste grupo de trabalho é o monitoramento contínuo e o aperfeiçoamento da implementação das regulamentações dispostas na Lei 13.003/2014.
Posteriormente, houve uma breve explanação sobre as propostas de algumas entidades representativas, como da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Após, Felipe Riani (Gerente-Executivo de Aprimoramento do Relacionamento entre Prestadores e Operadoras – GERAR), Julio Di Maio (da Gerência-Executiva de Padronização e Interoperabilidade) e Ana Paula Cavalcante (Gerente-Executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial Agência Nacional de Saúde Suplementar), deram continuidade à reunião realizando suas apresentações pautadas nos seguintes temas:
- Substituição de prestadores não hospitalares;
- Contratualização;
- Glosas;
- Contribuições recebidas: proposta de RN NIP Prestador e proposta de IN sobre Glosa;
- CNES;
- Fator de Qualidade.
Por fim, Martha Oliveira abriu espaço para questionamento e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
Importante ressaltar que, muito embora as Administradoras de Benefícios não possuam rede assistencial, o tema pode impactar os reajustes dos planos de assistência à saúde.
A ANAB continua atenta e presente nos debates que envolvem assuntos de interesse do setor e manterá suas associadas informadas de temas referentes à saúde suplementar.