Mapa Assistencial da Saúde Suplementar
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) torna disponível para consulta em seu portal a publicação Mapa Assistencial 2014, que dá transparência a dados relativos à assistência prestada pelas operadoras de planos de saúde aos seus beneficiários ao longo de 2013.
O Mapa Assistencial da Saúde Suplementar tem como base os dados enviados trimestralmente à ANS pelas operadoras de planos de saúde e mostra um panorama dos procedimentos realizados por profissionais e estabelecimentos de saúde de suas redes credenciadas.
A primeira parte da publicação apresenta dados absolutos da produção assistencial do setor, além de indicadores construídos a partir da relação entre o número de procedimentos, consultas, internações e despesas e os beneficiários relacionados a esses eventos e despesas.
De acordo com os dados, houve um aumento de 7,3% no número de consultas médicas realizadas em 2013 em relação a 2012 e de 14,6% no número de exames complementares, entre eles, ressonância magnética, tomografia computadorizada, cintilografia miorcárdica e mamografia.
A segunda parte apresenta as estratégias adotadas pela ANS com a finalidade de inserir a promoção da saúde e a prevenção de doenças no contexto de um plano de cuidado integrado, promovendo a qualificação da gestão em saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida da população beneficiária de planos de saúde. Entre as iniciativas, destaca-se o Laboratório de Inovações Assistenciais em Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar, que é resultado de uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e tem como objetivo identificar e dar visibilidade a experiências exitosas e inovadoras no Brasil.
Consulte o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar 2014
Segunda edição do Painel de Precificação de Planos de Saúde já está disponível
A segunda edição do Painel de Precificação já está disponível para consulta no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A publicação traz uma visão segmentada da precificação dos planos de saúde com dados compilados de 2013, incluindo a evolução dos preços informados pelas operadoras, inclusive por unidades da federação (UF). Outro ponto em destaque refere-se ao reajuste por mudança de faixa etária que esta apresentada em um capítulo exclusivo.
Os temas relacionados no painel são definidos com participação de todos os agentes de mercado de saúde suplementar e são estudados no âmbito das ações da ANS. O objetivo é dar transparência ao setor diminuindo a assimetria de informação.