A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza uma regulamentação válida e sólida para que o atendimento seja efetuado com qualidade e com a observância necessária das resoluções e das diretrizes estabelecidas pela instituição e por conta disso através de medida feita pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento, houve a suspensão de 12 planos de saúde de 03 operadoras por conta de reclamações efetuadas pelos consumidores sobre as coberturas assistenciais.
De acordo com os indicativos da Agência, 12.290 beneficiários ficam protegidos com a medida, visto que os planos de saúde não poderão mais comercializar, até demonstrarem uma melhora no tratamento e na qualidade de atendimento ao cliente através do monitoramento específico sobre o tema.
Além disso, a Agência divulgou uma lista dos planos de saúde que poderão voltar a comercializar seus serviços, em razão da observância e da melhora do atendimento com base no próprio monitoramento feito pela reguladora.
É importante registrar que o Monitoramento da Garantia de Atendimento é responsável pelo acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos de saúde às coberturas contratadas. As possíveis reclamações levadas à Agência Reguladora, diz respeito ao descumprimento dos prazos máximos, para realização de consultas, exames e cirurgias ou então negativa de cobertura assistencial.
Caso a operadora e o seu plano de saúde não estejam de acordo com as diretrizes da ANS e não obedeçam as normas ou receba muitas reclamações, os dados serão indicados através do monitoramento, assim, será possível suspensão da comercialização do plano que mais sofreu reclamações.
A suspensão da comercialização para a operadora é um assunto sério, visto que não será possível o registro de nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão, além disso, não pode receber novos beneficiários nos planos de saúde com a comercialização suspensa, até que deixem de apresentar risco à saúde.
Portanto, é de extrema importância que as operadoras observem a contratação do plano correto, para que não haja reclamações que possam prejudicar o setor financeiro e econômico da administração.