Em 26 de outubro de 2016, a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, representada por sua assessora, a advogada Lidiane Mazzoni, participou do Seminário Internacional “Indicadores de qualidade e segurança do paciente na prestação de serviços na saúde”, promovido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar – IESS, no Hotel Renaissance, em São Paulo.
O evento debateu a importância dos indicadores de qualidade e performance para o sistema brasileiro de saúde e a experiência internacional como proposta de melhoria.
Os debates e palestras tiveram temática de bastante relevância para o tema.
- Impactos da ausência de indicadores de qualidade na prestação de serviços de saúde no Brasil
- Melhores práticas internacionais na adoção e transparência de indicadores de qualidade e segurança do paciente – A experiência do National Health Service (NHS) no Reino Unido
- Estudo de caso: A experiência do Hospital Mãe de Deus na Adoção de Indicadores de Qualidade
- Como o Brasil pode evoluir para a aplicação e divulgação de indicadores de qualidade na prestação de serviços na saúde
- A visão da ANS e objetivos para adoção de indicadores de qualidade na saúde suplementar
- Estudo de caso: A repercussão dos indicadores de qualidade na saúde para o desempenho de OPS
- Estudo de caso: Como o The Leapfrog Group atua e transforma os hospitais norte-americanos
- Apresentação de programas executivos em saúde na universidade de Harvard (EUA)
- Como o Ministério da Saúde do Brasil pretende atuar para a adoção e transparência de indicadores de qualidade
- Propostas de ações e meios para se implementar indicadores de qualidade na saúde no Brasil
Nos links é possível consultar a programação completa e convidados que debateram os temas propostos ( https://goo.gl/4dyCpN).
Em linhas gerais, foi apontada a importância dos indicadores para mostrar de onde viemos, onde estamos e para onde estamos indo, além de reforçar a transparência das relações. Os dados obtidos se prestam para comparações, avaliações, estabelecimento de prioridades, pesquisas e, principalmente, apoio à escolha do paciente. É essencial que o usuário indique o que precisa do serviço e tenha confiança na sua escolha. Além disso, foi apontada a necessidade de inserir os indicadores em contexto, para que as pessoas tenham o conhecimento para sua utilização. Por isso, as auditorias são primordiais para a qualidade na saúde suplementar, pois garante a segurança dos indicadores.
Ressaltou-se ainda que o beneficiário será sempre o agente de transformação do sistema de saúde, sendo a tecnologia fator importante para inserção, diminuindo a diferença de informação no ponto de tomada de decisão.
A ANS esteve presente apresentando os programas QUALISS e Fator Qualidade da ANS, medidas que o regulador vem tomando para inserir a qualidade como valor na relação com os prestadores. Tais programas já foram apresentados às associadas à ANAB, quando da participação no COTAQ ( https://goo.gl/TXxWlD ).
A experiência internacional mostra que os indicadores passaram a ser diferencial nas contratações de prestadores, especialmente para os contratos empresariais. Os dados passaram a ser utilizados para relatórios, programas de pagamento por valor, estratégias de concessão do benefício assistência à saúde e até mesmo para o envolvimento do funcionário na prestação. Com isso, a transparência dos dados tornou-se regra da análise do plano de saúde para funcionários, o que gerou um estímulo aos prestadores pela preocupação com qualidade e segurança.
A ANAB destaca o papel das Administradoras de Benefícios no empoderamento dos beneficiários, pois a sua participação na relação contratual coloca as empresas e usuários em condição de igualdade com as operadoras de planos de saúde, reduzindo o risco moral, eis que qualifica as informações trocadas no desenvolver da prestação da assistência. Ter conhecimento da importância de indicadores é mais uma ferramenta para orientação da escolha do melhor benefício ao consumidor.
A ANAB continua atenta e presente nos debates que envolvem assuntos de interesse do setor e manterá suas associadas informadas de temas referentes à saúde suplementar.