A Agência Nacional de Saúde Suplementar disponibilizou uma atualização da ferramenta Comprova, responsável por assegurar aos beneficiários o acesso aos dados cadastrais enviados pelas operadoras de planos de saúde à ANS. Com essa atualização, os beneficiários possuirão acesso a todos os dados cadastrais relacionados aos contratos de planos de saúde, sejam ativos ou inativos, independentemente do vínculo com planos de saúde.

Ao acessar a página, os consumidores podem emitir ou validar um comprovante com os seus dados cadastrais para cada plano de saúde com o contrato ativo ou inativo. Por lei, inclusive em virtude de alterações recentes identificadas pela Lei Geral de Proteção de Dados, os beneficiários possuem acesso aos seus dados cadastrais e, no mesmo sentido, os planos de saúde são obrigados a fornecer à ANS informações do beneficiário.

O Comprova possibilita que o cidadão tenha acesso aos seus dados  em uma conta única do Governo Federal pelo site do próprio sistema federal. Destaca-se que a consulta ao Comprova já está disponível e a sua unificação com o Governo Federal aperfeiçoa a segurança dos dados com base nas diretrizes destacadas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Por fim, ressalta-se que o Comprova é fundamental para assegurar aos beneficiários, consumidores de planos de saúde, toda a proteção necessária em relação ao acesso à informação, além de ser fruto de ações da Agência no projeto Institucional de Transformação Digital.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?