Na tarde de ontem, 26.3.2015, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) participou da 82ª reunião da Câmara de Saúde Suplementar – no Rio de Janeiro.

Na ocasião, os membros da diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fizeram a leitura acerca dos últimos normativos publicados – RN 360 a RN 371.

A ANS divulgou o projeto piloto Parto (parceria IHI – ANS – Hospital Albert Einstein). A diretora executiva da ANAB, Luciana Silveira, manifestou apoio ao projeto e informou que embora as Administradoras de Benefícios não possam participar dele diretamente, por não atuarem como operadora e não possuírem rede própria ou credenciada, divulgarão a iniciativa da ANS de estímulo ao parto normal nas empresas e entidades representativas que as contratam.

Em seguida, a ANS apresentou outros projetos como o de laboratório de inovação de desenvolvimento setorial; de alteração do atual modelo do cálculo do reajuste individual; e da câmara técnica sobre rol de procedimentos e eventos em saúde.

A Agência submeteu aos membros da Câmara um primeiro esboço da Agenda Regulatória para o biênio 2015/2016 e espera receber contribuições antes de colocá-lo em consulta pública.

A Diretoria de Fiscalização apresentou uma minuta de norma que irá alterar os critérios para assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) para operadoras e Administradoras de benefícios e também está aberta a críticas e sugestões.

Os arquivos de todas as apresentações serão disponibilizados no site da ANS até segunda-feira, 30/3/2015.

Em relação às Administradoras de benefícios, cabe destacar algumas críticas e solicitações efetuadas por órgãos de proteção e defesa do consumidor que solicitaram à ANS que ampliassem a fiscalização de contratos, regulassem o reajuste dos planos coletivos, coibissem os cancelamentos unilaterais e exigissem a melhoria da informação ao consumidor.

A ANAB está organizando um workshop previsto para o mês de maio, onde as Administradoras de benefícios terão a oportunidade de discutir em conjunto com a ANS algumas alternativas para o aprimoramento de seus trabalhos.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?