A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 14 planos de saúde de 05 operadoras em todo o país, devido a reclamações efetuadas pelos consumidores no 4º trimestre do ano de 2019. A medida, divulgada nesta segunda-feira (09/), faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários. A proibição da venda começa a valer a partir do dia 13/03.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 28 planos de 11 operadoras tiveram a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento avalia as operadoras a partir das denúncias sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou sobre negativa de cobertura assistencial encaminhadas para a fiscalização da ANS. A intenção do programa é estimular as operadoras a garantir o acesso do beneficiário aos serviços e procedimentos de acordo com o que foi contratado. Neste ciclo, 1,4 milhão de beneficiários ficam protegidos com a medida.
Panorama do ciclo de Monitoramento da Garantia de Atendimento – 4º trimestre/2019*
- 14 planos com comercialização suspensa pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento;
- 05 operadoras com planos suspensos;
- 62.704 milhões de consumidores protegidos;
- 11 operadoras com planos liberados da suspensão;
- 28 planos liberados da suspensão;
Foram 20.664 denúncias recebidas no período de 01/10/2019 a 31/12/2019.
Copie e cole o link abaixo para ter acesso a lista dos Planos de Saúde com comercialização suspensa.
Copie e cole o link abaixo para ter acesso a lista dos Planos de Saúde que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento.
Copie e cole o link abaixo para ter acesso aos planos de saúde reativados.
Copie e cole o link abaixo para ter acesso aos planos de saúde liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam com sua comercialização suspensa por outros motivos.
A ANAB, como entidade representativa, sempre acompanha e divulga todas as notícias vinculadas ao Órgão Regulador, com destaque para aquelas que possam afetar diretamente as Administradoras de Benefícios em suas atividades.