Na tarde de ontem, 05/10/2016, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios – ANAB, representada pela sua assessora, a advogada Fernanda O. Occhiuzzo, participou do Seminário sobre Implantação de Diretrizes na Saúde Suplementar, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de Operadoras de Planos de Saúde, Entidades representativas do setor, prestadores de serviços de assistência à saúde, representantes de associações e profissionais da saúde suplementar.

O objetivo do Seminário foi discutir a implantação de diretrizes clínicas no contexto da saúde suplementar, promovendo uma política de cobertura para beneficiários de planos de saúde dotada de princípios e objetivos que viabilizem uma assistência à saúde de qualidade. 

Importante ressaltar que as diretrizes clínicas são documentos informativos que incluem recomendações dirigidas a otimizar o cuidado prestado ao paciente e servem para aprimorar os resultados dos cuidados em saúde, fomentar a qualidade do cuidado, promover o uso eficiente de recursos e dar suporte a auditoria clínica e ao monitoramento de indicadores de qualidade.

Karla Coelho, Diretora de Normas e Habilitação dos Produtos – DIPRO/ANS e José Carlos Abraão, Diretor Presidente da ANS, iniciaram o evento falando sobre a importância do Seminário e que as discussões sobre a implantação de diretrizes serão debatidas no Comitê Técnico de Regulação Assistencial da ANS – COSAÚDE. Após, Karla Coelho fez uma breve explanação sobre o tema.

Ato contínuo houve uma palestra internacional com Eddy S. Lang, médico canadense especialista em saúde baseada em evidência e professor da Universidade de Calgary, no Canadá, que discorreu sobre “Os caminhos para a implementação de diretrizes clínicas: Desafios e Resultados”.

Além disso, foram realizadas algumas palestras sobre o tema: “Diretrizes clínicas no Brasil e a participação das sociedades médicas”, por Miyuki Goto, da Associação Médica Brasileira – AMB; e “Diretrizes clínicas na perspectiva das operadoras”, por Silvana Kelles, da Unimed do Brasil.

Por fim, houve discussão em uma mesa redonda sobre a importância das diretrizes clínicas para o setor de saúde suplementar, com os palestrantes do evento e a Diretora da DIPRO/ANS.

AANAB entende ser de grande importância o acompanhamento dos trabalhos sobre as diretrizes clínicas para o setor de saúde suplementar, para que suas associadas possam se manter bem informadas para uma melhor prestação de informações aos seus clientes.

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?