Ontem, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios – ANAB, representada pela sua assessora, a advogada Fernanda O. Occhiuzzo, participou do Seminário Internacional “Novos Produtos para Saúde Suplementar”, realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar – IESS, no Rio de Janeiro.

O encontro contou com a participação de profissionais da saúde suplementar, agentes reguladores e gestores de recursos humanos de empresas contratantes de planos de saúde.

Com a contínua expansão dos custos na saúde e a dificuldade dos agentes contratantes em manterem o benefício, o IESS realizou um debate, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, sobre a experiência mundial de produtos com conta de poupança de saúde e franquias anuais, bem como propostas para tornar o mercado brasileiro mais eficiente e sustentável.

No inicio do Seminário, Luiz Augusto Carneiro, Superintendente do IESS, fez uma pequena explanação sobre os planos de saúde com conta de poupança e franquia anual, utilizados internacionalmente: o beneficiário paga pela maioria dos serviços até chegar ao valor da franquia. Depois de atingir o valor da franquia anual, o plano paga por todos os serviços dentro da cobertura. A grande vantagem é que, até atingir a franquia anual, os valores a serem pagos são arcados com os fundos da conta poupança.

Contudo, para que esta modalidade de plano de saúde possa ser utilizada no Brasil, é necessária a alteração da Resolução CONSU 8, de 1998, mas precisamente o inciso VII do art. 2º, uma vez que é vedada a oferta de planos com franquia, no qual o consumidor tenha que arcar integralmente com os custos.

Ademais, foram realizadas algumas palestras sobre o tema: “Como as empresas que contratam planos de saúde enfrentam os custos crescentes”, por César Lopes, líder de Saúde e Benefícios em Grupo da Willis Towers Watson; e “A experiência internacional de produtos com contas de poupança de saúde e franquias anuais”, por Ronaldo Ramos, vice-presidente Global Health Actuary da Swiss Re.

Destaca-se, ainda, um estudo de caso sobre “O uso dos produtos com contas de poupança de saúde e franquias anuais na Roche nos EUA e a comparação com o sistema brasileiro, por Bev Beaudreault, Senior Director of Benefits of US Roche and Genentech e Denise Horato, diretora de RH da Roche Farma Brasil.

Por fim, aconteceu um debate sobre “As contas de poupança de saúde e franquias anuais no contexto da saúde suplementar do Brasil”, com todos os palestrantes do evento, bem como com a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho e o diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin.

A ANAB ratifica a relevância da participação das Administradoras de Benefícios em todas as discussões setoriais, contribuindo sempre para o fortalecimento destas no mercado de saúde suplementar.

 

ANAB participa do Seminário Internacional promovido pelo IESS

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?