O presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios – ANAB, Alessandro Acayaba de Toledo, participou nesta quarta-feira, 13, do CONAREC. O evento, em edição comemorativa de 15 anos, propôs o debate sobre a inovação na relação com o consumidor.

Alessandro integrou o painel “A Startup nossa de cada dia. Vale a pena ter uma dentro da empresa?” e falou sobre como o mercado de saúde suplementar abre espaço para iniciativas inovadoras. Ele lembrou a recente aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para venda de planos de saúde online, o que abre precedentes para uma nova relação dos beneficiários com as empresas de planos de saúde no meio digital.

“Hoje, há muito espaço para startups investirem no campo da saúde suplementar. Nós contamos com essas empresas para que ajudem a materializar não só a comercialização, mas também o pós-venda desses planos de saúde online”. Ele reiterou que o acesso do beneficiário a uma plataforma digital, como um aplicativo, por exemplo, facilita o gerenciamento do próprio plano, com acesso à carteirinha digital e consulta à rede de atendimento médico.

O moderador do painel, Amure Pinho, presidente da ABStartups, reafirmou a importância de se oferecer oportunidades para o desenvolvimento de startups. “Quando você abre essa possibilidade, de uma startup entrar para investir em um mercado, em busca de espaço e tempo para inovar, você cria uma estrutura para o crescimento do novo”.

Para o presidente da ANAB, a internet, por si só, não é disruptiva, mas aliada a iniciativas inovadoras, sim, pode oferecer aos consumidores uma experiência mais completa. “Não entender o cliente é a maior ameaça para qualquer negócio. A comunicação digital, hoje, virou uma questão de sobrevivência”.

Dentro do universo da saúde suplementar, ele explicou que a comunicação digital pode ser um aliado tanto na hora de contratar um plano de saúde quando para fazer negociações. “Atualmente, é preciso ler e assinar um contrato extenso e imagine como seria mais fácil você poder fazer isso online, economizando tempo e também tendo a oportunidade de consultar outros serviços. Para negociações, o consumidor também busca mais comodidade, rapidez e transparência, tudo o que a internet pode proporcionar.” Alessandro lembrou que as empresas de planos de saúde ligadas nesses novos pontos do mercado, saem na frente da concorrência.

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