ANS disponibiliza dados atualizados do setor

Já estão disponíveis para consulta, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na internet, os dados e indicadores atualizados do setor de planos de saúde para o segundo trimestre do ano. As informações mostram a evolução do número de beneficiários, de operadoras e de planos de saúde, utilização da rede conveniada e reclamações e informações recebidas pelos canais de atendimento da ANS até junho de 2015.

Os dados podem ser acessados por meio de diferentes ferramentas. Com o ANS Tabnet, o próprio usuário pode realizar diversos tipos de consultas sobre o setor, gerando tabelas dinâmicas. Os Dados Gerais apresentam tabelas e mapas elaborados pela ANS contendo informações sobre beneficiários, operadoras e taxa de cobertura dos planos. E os Dados Consolidados da Saúde Suplementar mostram, em uma apresentação em formato PowerPoint, um conjunto completo de informações sobre o setor. 

                                                                                                            

Além da revisão e atualização dos dados, o ANS Tabnet traz uma novidade: a consulta sobre todos os tipos de demandas de beneficiários (pedidos de informação e reclamação) que são recebidas pelos canais de atendimento da Agência. Com isso, a ANS busca dar mais transparência às informações sobre o setor.

Para acessar as informações completas, clique na aba “Perfil do Setor”, no portal da Agência.

NÚMEROS DO SEGUNDO TRIMESTRE – Os dados consolidados pela ANS mostram que o número de consumidores manteve-se estável no período. Em junho, o setor registrou 50.516.992 beneficiários em planos de assistência médica e 21.526.467 em planos exclusivamente odontológicos, pequeno aumento em relação a março, quando havia 50.515.712 consumidores em planos de assistência médica e 21.158.216 em planos odontológicos.

Das 1.390 operadoras em atividade, 1.013 são médico-hospitalares e 377 exclusivamente odontológicas. Do total, 1.187 operadoras possuem beneficiários cadastrados. O segundo trimestre registrou ainda 33.715 planos de assistência médica com beneficiários – sendo 15.521 na modalidade individual/familiar, 12.185 coletivos empresariais e 5.921 coletivos por adesão; e 3.137 planos exclusivamente odontológicos – sendo 959 na modalidade individual/familiar, 1.508 coletivos empresariais e 657 coletivos por adesão

 

Beneficiários de planos de saúde segundo tipo de contratação (Brasil – junho/2015): 

 

 

anab 1

 

anab 2

 

A divisão por faixa etária mostra que o grupo entre 30 e 39 anos contempla o maior número de beneficiários (10,2 milhões). Esta também é a faixa que apresentou maior aumento absoluto na comparação entre março e junho de 2015, com 23,8 mil beneficiários a mais que no trimestre anterior. 

Beneficiários por faixa etária em planos de assistência médica:

 

anab3

 

DEMANDAS – De janeiro a junho deste ano, a ANS recebeu 115.307 pedidos de informações e 41.655 reclamações de consumidores através de seus canais de atendimento. Um total de 31.164 reclamações (74,8%) é relacionado à cobertura; 7.792 (18,7%) referem-se a contratos e regulamentos; e 2.569 (6,2%) a mensalidades e reajustes (os três temas mais citados).

O índice de resolutividade de conflitos sobre negativas de cobertura atingiu 84,5% no semestre. Ao todo, foram registradas 41.875 notificações sendo 28.978 assistenciais. Destas, 23.702 foram resolvidas por mediação de conflitos. A resolutividade da NIP é a medida do total de reclamações de consumidores que são finalizadas sem a necessidade de abertura de processo administrativo sancionador. 

 

anab 4

Fator de qualidade é tema de reunião com representantes do setor

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou a 3ª reunião do Grupo Técnico do Fator de Qualidade, na última quinta-feira (06/08). O encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro, contou com a participação de representantes de operadoras, prestadores de serviço de saúde, entidades acreditadoras e certificadoras, entre elas a Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Durante a reunião, a Diretora de Desenvolvimento Setorial, Martha Oliveira, apresentou a minuta da Instrução Normativa a respeito do fator de qualidade. O texto foi elaborado com base nas discussões e sugestões do grupo em reuniões anteriores.  Os participantes receberam cópia da apresentação, contendo a minuta do normativo, para que todos possam encaminhar sugestões de alteração. Em seguida, o texto será apreciado pela Diretoria Colegiada da ANS.

Leia a Resolução Normativa – RN nº 364/2014.

 

Saiba mais: http://www.ans.gov.br/

 

©2019 ANAB

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?